terça-feira, 28 de junho de 2011

Parabéns Monteiro - PB

                                                             




" Quem de Monteiro nasce, não desvincula de suas origens, e quem lá passa, cresce a vontade do regresso, pois quem não conhece, rói a curiosidade!"
                                                                                                    
                                                                                              Por José Lucas Martins

quinta-feira, 23 de junho de 2011






Não perca tempo

Reclamar demais toma o meu tempo quase que por inteiro. Pensar um pouco no que faço a cada passo que dou, nunca consegue entrar em um lugar significante da minha agenda, sempre lotada pra tudo. Uma brecha que provoca desencontros, discussões, e agonia. Não encontro essa brecha pra colocar sequer um pequeno momento de reflexão daquilo que faço, que falo, que ouço. Vida corrida, lotada, difícil.
Caracterizar milhares com palavras aí anteriores, fácil e rápido, seria diferente, sim, de encaixar um simples momento de reflexão. Penso todos os minutos, corridos, desembestados, no horário de acordar amanhã, se ainda nem dormi hoje, no que vou comer, ou se tem algo a comer amanhã no café da manhã – generalizando – se dará tempo sentar e comer de manhã antes de sair as mil, chocando joelhos, suando colarinho. Você? O que será a meta de hoje, amanhã? Não sabes nunca.
Nunca sabes que deveria parar um instante sequer para planejar uma meta, ou sabes e não para. Joga-se aos riscos de acertos e erros. Arrepende-se, e no dia seguinte espera um novo arrependimento, pois novamente não houve planejamento, nem estudo de metas, nem dirá tempo pra tomar café.
Seres humanos. Nós. Sim. Escrevo e me encaixo sem dúvida nesse mundo de mais baixos que altos. Já dizia alguém que não vem ao caso nem eu mesmo, que escrevo saber, “tempo é pra poucos hoje, é artigo de luxo”. A vida é tão curta na insignificância do ser humano, em vista aos diversos do universo, e mesmo assim não paramos um só segundo para pelo menos analisar rapidamente o que apenas temos e fazemos – ou não – observar como anda nossa vida, ao invés de se atirar nas águas profundas sem saber nadar.
A vida. Para ser sincero, é a única coisa de verdade que alguém pode possuir e ser dono, em torno de tudo, de todos.
Nessa vida de mais baixos que altos, uma pequena ascensão seria ganho de causa.
Fazei o diferente! Para um pouco, pensa, reflete, e veja o quanto perdeu, o quanto eu também perdi da minha única vida, que irresponsavelmente levei a passos embriagados, de olhos vendados.
 Uma parada ao acordar, antes de levantar da cama, levanta os olhos para o teto do quarto e pensa o quanto progrides acordando – mais um dia – mesmo que não tenha a certeza que vai percorrê-lo todo.
Início. Levanta, faz tua higiene, caminha para mais uma jornada com o sentido de vencer e se isso não acontecer, espera que outro dia venha e caminha novamente para mais uma jornada com aquele sentimento de vitória.
 Conquista o que desejar, não espera que venhas a ti. Não virá, pobre, não tem pernas, e mesmo que tenha pernas, ensina-o a caminhar até você, dai uma mão de ajuda.
Acaba, ou se aproxima a fim de uma fração da tua meta, volta pra casa, vê a tua família como o ultimo fruto da arvore mais bonita, aprecei-o como nunca tenha apreciado.
Chega o final, volta pra onde tudo começou, deita na tua cama, olha novamente pro teto do teu quarto, fecha os olhos mesmo antes de fechar pra dormir, imagina, e agradece por ter a oportunidade de ter atropelado teu dia, mais que chega ao fim, pede por ti e pelos teus rodeados, e agora sim, dorme em esperança de acordar para o amanhã.
Aproveita corretamente e conscientemente a teu percurso pela vida. Divida o seu tempo como assim melhor achar, e tenha certeza que ele vai engolir você aos poucos. Por isso não perca tempo pra viver, de verdade!
Por José Lucas Martins

Testemunhei


Impaciente por está cansado, de cabeça baixa e num silêncio que cobria o local onde em pé eu estava, escuto a conversa de alguns senhores e jovens que estavam ao meu lado, assunto que não gostei muito mais escutei pela pressão geográfica, o espaço, não tinha para onde ir e assim presenciei tal prosa.
Começaram a chamar a atenção quando ouvi um deles dizendo: "Homem que é homem, tem mais de uma mulher!"
Sim. Com todas as letras! Fiquei indignado com aquilo, mais continuei escutando o resto da conversa daqueles que não classificaria mais de senhores, não, homens de verdade não dizem aquilo: "Eu disse a minha esposa que tinha alergia a aliança e por isso não ia usar!", e mais, "Ela não disse nada, acreditou!"
Convenhamos, eu sou homem e tenho certeza que de verdade, nem por isso não preciso ter mais de uma mulher pra tal feito. Ora, homem é o que respeita sua companheira, é o que zela pelo sacramento que jura amor apenas a sua esposa, é o que trata o relacionamento em pratos limpos.
Na minha concepção, até porque sou jovem e não tenho experiência amorosa significativa, mas contudo, sei que se respeita para se ser respeitado, e nesse caso, se é fiel para que não seja traído.
Enfeites na cabeça não é muito bom, ou melhor não é bom, e sabendo disso só a uma forma de pelo menos tentar não ser presenteado por tal adereço, é não presenteando ninguém.
Planta e colhe depois. Bato no peito e digo que sou homem de verdade porque aprendi a respeitar desde cedo, a minha mãe, avó, pai, avô, não importa quem seja, e se tratando de afetividade, meu amor, atenção e respeito só a ela, que me ama, me atende e me respeita igualmente.
E se tratando dos senhores que ouvi a conversa, a eles o meu conselho: se encham interiormente de tudo o que suas companheiras podem dar, para que um vazio enorme você não provoque em niguém e muito menos em vocês. Paixão todo mundo sente, amor, acho que não! Aprender a amar, seria o mais coerente.
A vida tem muito a ensinar a quem não quer aprender, e guiar ao melhor caminho quem vive de maneira certa e proporciona o mesmo aos redores!

Por José Lucas Martins


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Monteiro - PB


Linda casa na zona rural da cidade de Monteiro, no sítio pau ferro, que mostra a fachada antiga das fazendas da época e que contém vestígios de passagens dos cangaceiros, como olheiros de mira e buracos na parede para se colocar o cano das espingardas. 
A casa não tem moradores, e se encontra em situação de abandono.
Quando passava pela estrada daquele local, fiquei encantado em ver aquela casa antiga e que chama atenção, um belo e esquecido patrimônio.
     


terça-feira, 14 de junho de 2011

Gambiarra

Gato de energia aqui no pensionato, reunião acompanhada de bolo de caneca de Fernanda.


Computadores ligados: O meu, o de Ana Carla, o de Pelé, o de Renato, o de Eduardo, e o de Fernanda, etc.

Confraternização do Bolo de Caneca de Fernada!


(...)



Por mais doloroso, complicado e incompreensível, amar dar cada vez
mais prazer quando amo apenas uma e uma apenas me ama igualmente.
Simples complexidade.
(José Lucas Martins)