terça-feira, 22 de março de 2011

Pai

Desabafo;

Escrevi este texto para o dia dos pais Lourdinas 2010 a pedido da coordenação do colégio, e me emocionei muito em escrever sobre um assunto que me toca bastante.
Amor ele vai além de qualquer barreira, e existia uma grande barreira entre eu e painho, ou melhor, se construiu essa barreira após a seperação dos meus pais.
Sofri muito, muito, e ainda hoje sofro, de uma forma diferente, porque amadureci, mais sofro.
Na semana que escrevi esse texto, eu não tive a coragem de publica-lo no blog, me senti desconfortável diante da situação que vivia com meu pai, mais passou, hoje eu conto com ele como meu melhor amigo, figura masculina maior presente em minha vida, mesmo sem se comparar a minha guia, o meu exemplo maior, que é mainha.
Isso me deixa cada vez mais feliz e me impussiona cada vez mais, tenho fé e pessoas essenciais comigo, que eu amo muito e sei que elas me amam também!
Agora sim eu posso dizer: Estou completo! Obrigado mainha, painho e Tomás!

Texto:


O que dizer, o que expressar, demonstrar um sentimento por uma pessoa que mais se comporta como amigo do que mesmo como pai, sua missão é assumida com responsabilidade, como foi designada, educador, impor ordem, exemplar, se comporta como um companheiro, intimo e confiável.
Às vezes é necessário que haja sim, um ar de seriedade, pois a tarefa de exemplar não é fácil e rápida, precisa-se de muita paciência e compromisso, mesmo quando se torna tão criança quanto seu filho, afinal a melhor forma de compreender uma pessoa é se comportando como ela.
A ausência de uma figura masculina na vida de um filho causa danos irreparáveis, a quem se dirigir? A quem pedir proteção se não apenas a pessoa feminina, a mãe, mas só ela não basta, ela necessita de uma voz forte para que se una a autoridade dela onde juntos decidem pontos importantes numa família.
Na chegada de um filho, um casal precisa de uma união forte, uma convivência segura e em pratos limpos para que o filho aprenda a conviver bem quando crescer com as pessoas do mundo exterior seguindo o que aprendeu em casa.
Pai é sinal de respeito, de exemplo, e amizade sincera, e de dialogo verdadeiro.
Conselho de pai é um ensinamento de vida.
A vocês, que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado. A vocês, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças, não bastaria um muito obrigado. A vocês, que se doaram inteiros e deixaram os seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos. Pela toda atenção e cuidado que têm por nós, não bastaria um muitíssimo obrigado.
A vocês, pais por opção e amor, não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso. Mas é o que queremos dizer agora, quando procuramos uma forma de exprimir uma emoção que é única. Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras.

Por José Lucas Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário